segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sutilmente

Um dos maiores grupos do pop rock nacional, o Skank, está fazendo, mais uma vez, um estrondoso sucesso com uma nova música de trabalho. Também, pudera: “Sutilmente” é de autoria de Samuel Rosa, vocalista da banda, e Nando Reis, outro exímio compositor brasileiro. A canção apresenta, através de versos muito bem alinhados, um belíssimo e comovente discurso. “(...) Quando eu estiver morto, suplico que não me mate, não... Dentro de ti”. Mesmo “morto” em si mesmo, continuar “vivo” dentro de alguém. Que paradoxo!

Quando eu estiver chorando, tranquilamente, me deixe. Minhas lágrimas são honestas, no entanto, têm um pouco de medo de escorrerem livremente em público. Meu choro quase sempre se dá depois de um longo período de estiagem dentro, quando o sol não consegue penetrar pelos meus olhos e atingir onde está seco e árido. Aí está o milagre: a água que jorra de mim nasce de terras inférteis. Renovo-me onde quase todos se perdem.

Quando eu pedir algo, calmamente, analise. Nem sempre tenho a capacidade de pedir o que preciso de verdade. Não é costumeiro, mas de vez em quando me esqueço onde guardei meus sonhos e não sei por onde começar a buscá-los. Tranco portas de entrada e saída e, sem dúvidas, isso me prejudica, pois não dou liberdade a quem quer se retirar e nem permito que algum viajante entre e encontre morada onde há bastante espaço para ele. O pior mesmo acontece quando me perco nos burburinhos de fora e não consigo mais ouvir o silêncio de dentro.

Quando eu estiver feliz, euforicamente, aproxime-se. Como bem escreveu Clarice Lispector, “uma alegria solitária pode se tornar patética. É como ficar com um presente todo embrulhado com papel enfeitado de presente nas mãos - e não ter a quem dizer: tome, é seu, abra-o”. Portanto, não me deixe perder o ânimo de encontrar minhas alegrias mais cotidianas, ainda que elas insistam em se desviar de mim. E, quando meus olhos cegarem, me ajude a enxergar novamente o brilho contido nas pequenas coisas. Tenho certeza que todas elas contém um grande significado: basta doçura para percebê-lo.

Todos necessitam de algo que quase sempre não fica explícito em suas atitudes. É preciso sensibilidade para enxergar o que nosso amigo realmente quer, para notar o choro contido do marido, para dividir uma alegria honestamente com o namorado sem ter o desejo de contê-la. A sutileza é da mesma família da grandeza, da simplicidade, da humildade, da educação, do respeito... É lamentável que essas irmãs estejam tão órfãs nos dias de hoje.

6 comentários:

  1. De uns tempos pra ca, resolvi praticar mais meu lado caridoso, meu lado mas sensivel aos pedidos das pessoas, e tenhu frequentemente adotado crianças desse orfanado, por mim e na minha companhia elas não ficam mas órfãs...
    Mas sempre a mais por ser fazer, e sempre tento fazer mais... Deus têm sido muito bom comigo, fazendo me desenvolver umas formas nova de se enxergar, agora enxergo so pelo olhar, mas não o meu, do outro(a), mas espero q essas pessoas percebam q eu notei, o q ela quer esconder, depois c assim quizer dou minha opinião, mesmo q nada mude, pelo menos não fica comigo o meu achar...
    tenhu certeza q entendeu tudo q disse.
    te amo meu irmão pra sempre

    Thyago-GLADIADOR

    ResponderExcluir
  2. eu adoro a música,
    e adoooorei a cronica, e percebi
    que tenho que começar a praticar mais a sensibilidade, já que da mesma forma eu deixo certas coisas subentendidas, muitas pessoas também deixam e falta em mim essa sensibilidade pra poder "captar a mensagem".


    saudades de você
    ;*

    ResponderExcluir
  3. amooooo essa música e adorei a cronica, dá até pra fazer uma nova versao da musica ein amigo... rs

    ahazo!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Muitas das vezes encontramos palavras p elogiar um belo trabalho, e tantas outras ficamos sem palavras, essa crônica foi demonstração disso...Simplesmente sem palavras, sultimente eu lhe digo..rsrs...Linda Lipe..Continue assim...MAHHHHRAVILHOSO...

    ResponderExcluir
  5. Nossaaa!!
    Adoroo essa musik, palavras mt bem colocadas...
    vc sempre dando show nas palavras ditas com a alma...

    bjim mt showww!!!
    (Bárbara Terra)

    ResponderExcluir
  6. muito bom me ajudou em um trabalho de escola

    ResponderExcluir