segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Algo mais

A mulher, elegante e bem vestida, sai sozinha de casa para ir jantar em um restaurante cinco estrelas. Dizem que a solidão só é bem vinda quando adotada por opção; não era o caso dela. Após escolher uma mesa no fundo do local, onde pudesse disfarçar - além da falta de um amigo ou namorado - a ausência de brilho no olhar, sentou-se. O garçon se aproximou da jovem rica mais pobre que já conhecera, anotou seu pedido e lhe perguntou:
“Algo mais, senhora?”.

“Sim, por favor, inclua no meu pedido algumas doses de bom humor. Já esqueci a cor do meu sorriso. Não vi no cardápio, mas se pudesse providenciar uma generosa refeição de amor próprio, ficaria muito grata. Minha dieta cotidiana consiste em gastar as calorias do corpo. Note que não estou gorda. Mentira. Minhas gorduras estão alojadas na alma e, se você conseguisse me enxergar por dentro, perceberia que preciso rapidamente fazer um regime. Estou entupida do que é dos outros: gestos, ideias, a velha mania de querer agradar... Não há mais espaço em minha vida para eu mesma”.

Ela pensou, mas não disse.

O rapaz vai ao motel com a namorada. Formam um casal há um ano, mas já faz algum tempo que a relação está vazia, sendo povoada apenas pelo sexo e pelo prazer, que servem como soluções temporárias para problemas que se transformaram em permanentes. Quando terminam de transar, a garota pergunta: “Algo mais, amor?”.

“Queria que fôssemos capazes de trocar mais que carícias e beijos. Trocar um conselho, uma confissão, uma cena de rua que nos chamou a atenção, uma sugestão de um livro interessante. Queria que fôssemos corajosos o suficiente para liberar mais que a libido. Liberar um ao outro da imposição da presença, da obrigação de ser o melhor ‘qualquer coisa’, da sensação que essa solidão acompanhada nos provoca. Queria que fôssemos sensíveis o bastante para sentir outro tipo de prazer. O prazer de assistir um bom filme, de viajar juntos através de uma leitura agradável, de rir do nosso próprio ridículo quando o caos da cidade parece querer nos abduzir. Queria que nossa relação voltasse a ser ocupada por quem realmente importa: eu e você”.

Ele ficou em silêncio, mas gritou.

A cozinheira quer algo mais que um bom salário, a esposa necessita de algo mais que um anel de brilhantes, o namorado deseja algo mais que um terno, a mãe precisa de algo mais que um liquidificador, o amigo anseia algo mais que uma camisa, a menina sonha com algo mais que uma transa.

Um beijo de boa noite escreve algo belo em um dia que passaria em branco. Um pedaço de atenção completa um espaço vazio dentro de nós. Estar embalado no abraço de quem se ama não tem preço. Um instante sublime que se mantém alheio ao tempo ameniza nossa saudade. O algo mais de que precisamos está muito perto. Basta um pouco de doçura para percebê-lo.

7 comentários:

  1. As vezes lendo suas crônicas, vejo como podem as vezes se encaixar em nossos momentos...Mais uma vez, parabéns pelo seu belíssimo trabalho...se cuida Lipe

    ResponderExcluir
  2. Amooor
    como sempre, indo fundo em todos os problemas, nas nescessidades mais comuns de todos nós né?
    Acho que não teve um dia ainda, em que eu tivesse lido suas crônicos e não tivesse me encaixado em um pedacinho sequer.
    Além da escrita completa, tu é um puta cronista que pensa em tudo e mais um pouco na hora de levar pro papel as idéias e sentimentos.
    ADORO você !

    ResponderExcluir
  3. "Estar embalado no abraço de quem se ama não tem preço. Um instante sublime que se mantém alheio ao tempo ameniza nossa saudade. O algo mais de que precisamos está muito perto."

    adorei essa parte,
    e pensar que um dia eu já fui como a moça do inicio da cronica, hoje eu agradeço por ter aberto meus olhos e conseguido deixar o que passou lá atrás e agradecer por ter acontecido. eu gosto da solidão, mas muitas vezes ela me faz mal.

    saudades (L)

    ResponderExcluir
  4. sempre palavras mt bem ditas...

    Afinal nunk olhamos para o simples, sempre achamos q o simples e tao simples que nao vale mt coisa!! e vc sempre acertando.. parabensss!!

    Adoreiii felippe!!!
    adoro suas imagens tb, sempre viajo nelas!!rssr
    (Bárbara Terra)

    ResponderExcluir
  5. irmão, mais uma vez incrivel !
    desculpe a demora pra comentar, é que eu mal tenho entrado na internet mas sempre que entro, faço questão de vir aqui comentar, esse ultimo post mecheu com algumas memórias que estavam adormecidas em mim,
    não que eu quisesse esquecer mas me fizeram lembrar algumas coisas importantes que as vezes é necessário esquecer pra mais tarde dar um maior valor a elas ^^

    Parabéns mais uma vez uma ótima crônica :D~

    obs.: orkut ta desativado, mas qlqr coisa em deixa mensagem no msn que mesmo que não seja eu online, quem estiver vai me passar o recado ;D~
    aqueele abraço !

    ResponderExcluir
  6. nooossa,parabéns! você escreve muito .. estou te seguindo ok? beijo :*

    ResponderExcluir
  7. tive que voltar aqui, já que você foi tão simpático! Fiquei feliz que tenha gostado, estou apenas começando ... Pode deixar que voltarei sempre, suas crônicas sempre me levam a pensar! obrigada pelo carinho de ter ido lá no meu blog :D

    Um beijo ;*

    ResponderExcluir