domingo, 6 de setembro de 2009

O que fica em mim

Dia desses, tive a oportunidade de conhecer, através de um jovem muito interessante, um escritor brasileiro do qual eu nunca tinha ouvido falar: Caio Fernando de Abreu. Logo de cara, fiquei fascinado pela obra do autor! Em um dos trechos de sua autoria que li, “parei” em uma frase: “Depois de várias tempestades e naufrágios, o que fica de mim em mim é cada vez mais essencial e verdadeiro”. A citação me chamou bastante a atenção, pois, é inquietante e perturbador pensar que o que resta de nós a cada etapa vencida não são restos mortais, mas sim frutos de vida. “O que fica em mim é...”. Brrr! Chega a dar calafrios.

O que fica em mim são paisagens que contemplei ao logo da vida. Cenas de rua que me arrancaram lágrimas, uma despedida de quem não deveria ter ido embora, alguém que entrou pela porta na hora certa, pessoas que chegaram tarde demais. O que fica em mim são as histórias que visualizei, assisti, mas também os momentos em que me permiti fazer parte de roteiros improvisados, as horas em que entrei em cena sem palavras e roubei o brilho, os palcos em que deveria brilhar e fui ofuscado, as palavras decoradas como prece que fugiram na hora H. O que fica em mim é o que já esqueci, mas lembro.

O que fica em mim são as vezes em que bronqueei, mesmo correndo o risco de parecer ridículo, mesmo mexicanizando a cena. As discussões com amigos, os pontos finais, as vírgulas e até as reticências. O que fica em mim são situações em que reagi, em que não deixei que o tempo passasse a fim de esquecer o que foi dito, em que verbalizei o que em mim fica solto; e não se enquadra. O que fica em mim são as lágrimas que rolaram livremente pela face, os pingos honestos que escorreram diretamente no coração, as horas em que me permiti não disfarçar a tristeza para que ela fosse embora. O que fica em mim é a minha sinceridade comigo mesmo.

O que fica em mim são as explosões por quais passei, mas não incendiei, as cicatrizes que as perdas deixaram, os troféus que as vitórias roubaram. O que fica em mim são as noites em que não fiquei com soluços entalados na garganta, em que não fiquei quieto no meu canto enquanto a vida corria velozmente para longe de mim. O que fica em mim são os dias em que não apenas respiro, mas também vivo. O que fica em mim são pequenos gestos: o abraço de um amigo, o beijo antes de dormir, a saudade de meu pai, o carinho de minha mãe. O que fica em mim não é caro, contudo, é muito valioso.

O que fica em mim são as situações em que fiquei tão perdido fora que quis logo correr pra dentro, os fatos que não aconteceram, o telefone que não tocou, o e-mail que não chegou, a campainha que não soou... O que fica em mim é a alegria de ter dado certo, a dor pelo fim, a sensação de mudança, as transições do caminho, as gargalhadas dos amigos íntimos, as conversas até altas horas. Ao final de tudo, o que fica em mim são as inconstâncias, a saudade de quem se foi e o contentamento por quem está perto. O que fica de mim em mim, depois de várias tempestades e naufrágios, é cada vez mais essencial e verdadeiro para que eu perceba que eu sou alguém. E basta.

6 comentários:

  1. caramba, linda essa eim. realmente a gente precisa ser honesto com a gente mesmo, aceitar o que acontece, e perceber que isso faz da gente o que a gente é, e pode ter certeza, qe um pouco de você, ficou em mim. beijosmil (L)

    ResponderExcluir
  2. P E R F E I T O!
    Uma das mais lindas! *-*
    Me perco em suas crônicas!
    Te amo amigo

    ResponderExcluir
  3. bom,
    como todos ..
    simplesmente excelente,
    e não sei como ..
    mas consegue sempre tocar no ponto principal da questão dando um maior significado a coisas que as vezes eu nem percebo e deixo passar
    mesmo estando claramente "de baixo do meu nariz" . uaeHueahuaEHae ^^

    "O que fica em mim é o que já esqueci, mas lembro." não sei se pra muitos vai dizer o mesmo que disse a mim, mas essas frase teve um puta dum significado !

    Parabéns Lippe ;D~
    mais uma vez conseguiu uma obra prima o/
    ;D~

    ResponderExcluir
  4. O que fica em mim são os dias em que não apenas respiro, mas também vivo. O que fica em mim são pequenos gestos: o abraço de um amigo, o beijo antes de dormir, a saudade de meu pai, o carinho de minha mãe. O que fica em mim não é caro, contudo, é muito valioso.

    me fez bem ler isso amore!
    como sempre, sem novidades né.. vc continua arrazando!
    adorei essa, acho que todas as pessoas deveriam parar e pensar em realmente o que nós temos de valor na vida! o que realmente fica pra nós !

    beijo amor!

    ResponderExcluir
  5. "O que fica em mim são as situações em que fiquei tão perdido fora que quis logo correr pra dentro..."

    ai ai né....
    sem comentarios
    me perco em suas crônicas!
    arrasooooou mais uma vez amigo...
    te amo!

    ResponderExcluir
  6. Simplismente perfeito, singelo e profundo de uma forma q não se lê em qualquer coisa, simplismente na medida certa.
    Amo vc e vc está comigo onde quer q eu esteja, sinto sua falta como a da água em meio ornagismo, não consigo viver uma dia sem.
    TEamo meu melhor e eterno amigo.

    Thyago Gladiador

    ResponderExcluir