domingo, 20 de setembro de 2009

Um gostar perdido

Durante o final de semana, perambulando por várias páginas da internet, fonte inesgotável de inspiração, me deparei com um texto muito precioso, escrito por alguém identificado apenas como Tati Bernardi. Não sei quem é, mas, seja lá quem for, muito obrigado. Aquelas palavras vieram ao encontro do que eu andava pensando em escrever. No texto, a autora demonstra sua insatisfação com a forma de “gostar” da maioria das pessoas no mundo de hoje. Acertou no alvo! Assim como ela, também quero escrever minhas insatisfações com as atuais conjugações do verbo “gostar”.

Sinceramente, cansei. Cansei de quem gosta como se gostar fosse mais uma publicidade. Cansei de quem gosta friamente, de quem não se deixa envolver pelo sentimento. Cansei de quem gosta como se não gostasse. Cansei de ouvir “eu te amo” como se fosse proibido; como se fosse uma reza ou prece e precise ser pronunciado baixinho, em particular. Cansei de quem gosta aos poucos, em doses convenientes e proporcionais à sua própria vontade. Cansei do “gostar” em horário comercial. Das 8h às 18h, gosto de você. Estourado seu tempo, passe no RH. Suas fichas e honorários já estão prontos. Cansei de prazos.

Cansei de quem gosta aos finais de semana ou durante a sessão das 20h, no cinema. Cansei de quem gosta enquanto quer. Cansei do gostar por uma noite, do gostar pra dentro. Cansei de um gostar vazio de possibilidades e cheio de imposições. Cansei das análises para se gostar de alguém. Cansei de gostar pela sensualidade vendida nos shoppings ou pela efêmera beleza que passa na TV. Cansei de gostar por motivos óbvios, porque é bonito. Cansei de gostar pelo que se vê. Cansei do gostar parcelado em suaves prestações, aquele por qual se paga com a própria vida nos crediários espalhados por aí. Cansei de não gostar.

Gostar não tem “isso”, “aquilo”. É assim mesmo. Você está na fila do banco e ela, despercebida, passa por você. Os papéis caem, os dois se abaixam. Os olhares se cruzam. Os corações também. Pronto! Gostou. Já era. Cansei de quem não se permite sentir isso, de quem foge do frio na espinha. Cansei de gostar com camisa de força. Cansei de quem gosta de não gostar, de quem se esconde de si mesmo. Cansei daqueles que matam aos poucos os sentimentos alheios. E também daqueles que se deixam morrer. Cansei de gostar como se deve, e não como se quer. Cansei de não viver.

José Saramago, consagrado escritor português, autor de inúmeros best-sellers, definiu: “Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter; ter deve ser a pior maneira de gostar”. Cansei de quem gosta sem sair de dentro de si, entocado nos subsolos escuros da alma. Cansei de quem gosta aprisionando. Cansei de pássaros em gaiolas. Cansei do gostar “de agora”. Deste que não toca o coração, que se baseia apenas no prazer. Deste que não encanta. Quero o gostar perdido, aquele que a gente deixa guardado em casa. Aquele que eu nem sei se existiu. Eu só queria alguém pra vencer comigo este gostar terrivelmente chato.

2 comentários:

  1. cacete, ele disse tudo né "Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter; ter deve ser a pior maneira de gostar"

    Eu só queria alguém pra vencer comigo este gostar terrivelmente chato. (2)

    eu vejo qe hoje em dia todo mundo ama todo mundo, como se estivessem só escondendo a dor de serem sozinhos, prefiro um sincero gosto de voce do que um eu te amo que eu sei que é mentira, muita gente diz essas palavras sem ao menos entender o que elas realmente significam, parece que estamos numa época em que eu te amo virou muito banal, as vezes eu paro pra pensar em como expressar meu sentimento por alguém se hoje tudo é normal demais, " e hoje em dia como é que se diz eu te amo ? " renato russo ja dizia isso há anos atrás e parece que foi escrito pra essa geração. gostar de verdade é muito bom, mas ao mesmo tempo pode ser ruim demais. tento gostar apenas do que me faz bem.

    adorei, suas cronicas sempre me fazem parar pra pensar um pouco (L)

    ResponderExcluir
  2. Eu só queria alguém pra vencer comigo este gostar terrivelmente chato. (3)

    Amigo, como sempre vc fez um texto otimo..
    sempre me ajuda, e ajuda a muitos
    eu te amo *-*

    PAPAULA

    ResponderExcluir