segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Eu aceito

Estava circulando com uma amiga pelas ruas do bairro onde moro, quando notei um detalhe curioso. Em um raio de menos de um quilômetro, existem quatro igrejas com denominações, crenças e ideologias diferentes. Apesar de não ser a favor, minha opinião sobre este assunto não vem ao caso. Não agora. O que me chamou atenção em uma delas foi o momento em que uma mulher estava, pelo menos da boca pra fora, “aceitando Jesus”. Eu pensar que conversão não é um processo instantâneo, como Nescau, também não está em pauta. Vou é meter meu bedelho na azeitona dessa empada e dizer o que está implícito nesta afirmação.

“Eu aceito Jesus e aceito também o outro. Aceito que as pessoas que amo, embora também sintam o mesmo por mim, me magoarão de vez em quando e devo perdoá-las por isso. Aceito Jesus e o pedido de desculpas daquele amigo que me machucou com uma palavra escapolida durante a viagem que fizemos juntos no último feriado. Ah, aceito ajudar aquela senhora a atravessar a rua, topo contribuir com o projeto de vizinhos que professam uma fé que destoa da minha e, tô dentro: vou aceitar que a minha filha ame diferente. Aceito Jesus e vou considerar a todos como irmãos, sejam eles católicos, espíritas ou até mesmo ateus. Aceito Jesus e principalmente aqueles que não crêem na vida”.

“Eu aceito Jesus, mas devo aceitar também que meus pais envelheceram e não têm mais aquele pique de 15 anos atrás, devo aceitar que a mente deles vai ratear de vez em quando e que, vez por outra, serão repetitivos, como eu era quando tinha três ou quatro aninhos. Eu aceito Jesus e estou pensando seriamente em procurar o meu irmão. Faz mais de cinco anos que não o vejo, que não tenho nenhuma notícia dele. Rompemos nossa amizade quando brigamos por uma moça, porém, tenho certeza que nossos verdadeiros laços nunca ruirão. Aceito Jesus e estou aprendendo a aceitar meus amigos, que vêm com defeitos, imperfeições, opiniões diferentes, mas que também trazem um leque de novas possibilidades e caminhos repletos de felicidade. Basta que eu saiba enxergá-los”.

“Eu aceito Jesus, mas não tenho o direito de dizer que fulana vai para o inferno porque traiu o marido, que beltrano vai apodrecer no enxofre porque é homossexual, que sicrana já está condenada porque não carrega a bíblia debaixo do braço. Aceito Jesus e vou julgar menos pelas aparências; aceito Jesus e prometo que vou me esforçar para não me envolver mais com drogas: nem as ilícitas nem as outras que encontramos pela vida, que a gente não fuma e não cheira, entretanto, se vicia e sente doer dentro. Sim, eu aceito Jesus, porém, sei que isso só será verdadeiro quando eu não aceitar as injustiças, quando ainda me indignar com a promiscuidade e com a maldade e quando, realmente, fizer algo que contribua com a mudança. Aceito Jesus, mas sei que isso depende de agir como ele agiria”.

Em tempos onde todos aceitam Jesus, mas não aceitam a si próprios, onde as igrejas estão cheias e os presídios também, onde os fiéis decoram as palavras da bíblia e se esquecem das leis de trânsito, onde as pessoas enchem a boca para desejar a paz de Cristo, mas calam quando chega a hora de dar um conselho a um amigo, só mesmo lembrando que Deus não está apenas no céu: está também no outro. E em nós...

7 comentários:

  1. "...só mesmo lembrando que Deus não está apenas no céu: está também no outro. E em nós...'

    Linda essa partee! *-*
    Achei essa crônica mt verdadeira e interessante amigo.. é fácil aceitar a Jesus e não aceitar as diferenças dos outros e aceitar a nós msm, como vc diz no tesxto.
    Ameii, como amo tds, pq vc é bom no que faz!

    Abração de seu fã ;*

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, uma das melhores!
    Não adianta "aceitar Jesus" e não carregar a mesma cruz que Ele!

    Essa vai no ponto fraco de todos! Falar não é fazer!

    ResponderExcluir
  3. adorei adorei adorei, é exatamente assim,
    mt gente acha que é 'de deus' pq faz um papel dentro da igreja, mas poe o pé pra fora e se transforma, mas eu sei que nao cabe a mim julgar nada disso, até pq quem vai fazer isso é Deus!

    e é exatamente como vc disse, deus está em nós e no outro.
    adorei ;*

    ResponderExcluir
  4. arrazou lippe!
    toca na ferida de todo mundo. Dessa aí, não há quem escape, estamos todos sempre, procurando e julgando os defeitos do outro sem procurar concertar os nossos.
    um belo sinal de alerta pra sociedade!

    beijo querido !

    ResponderExcluir
  5. nuss... nem sei o que dizer...
    MELHOR CRONICA SUA QUE JÁ LI!

    "aceitar" a Jesus precisa vir acompanhado de tudo isso q vc disse, seno nao existe/existiu aceitação NENHUMA...

    arrasou TOTAL amigo!

    amo-te!

    ResponderExcluir
  6. "ACEITAR A JESUS" É VIVER COMO ELE REALMENTE VIVEU QUANDO ESTEVE AQUI NA TERRA,AMAR A TODOS, FAZER CARIDADE,ENFIM É DIFÍCIL SER COMO ELE QUE É UM ESPÍRITO PERFEITO!MAS SUA EXPLANAÇÃO É MARAVILHOSA AMIGO.FICA AÍ MEU RECADO:EXAMINEMOS A NÓS MESMOS TODOS OS DIAS, BUSQUEMOS NOSSA REFORMA INTÍMA, E ACIMA DE TUDO, BUSQUEMOS SER MELHOR PRA NÓS MESMOS, PARA QUE HAJA HARMONIA À TODOS QUE CONVIVEM AO NOSSO REDOR.SEM JULGAMENTO E ACIMA DE TUDO COM AMOR!
    AMEMOS AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS!
    PARABÉNS FELIPE, SEMPRE TALENTOSO E SENSÍVEL!
    BEIJOS
    GRAZIELA BAGALHO.

    ResponderExcluir
  7. nossa depois de tantos comentários o que dizer? realmente um tema muito polemico, adorei a cronica, a forma com a qual você a abordou, e acima de tudo, adorei sua corage de expor tudo issu na cara de muita gente, realmente axo q "ACEITAR JESUS" é na verdade uma forma de aceitar nós como na verdade somos, você está mais uma vez de parabéns.
    e FICA COM DEUS.
    XD~

    ResponderExcluir