segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Tristeza respeitada

Se eu começasse a escrever aqui sobre como me sinto triste hoje ou dizesse que acordei indisposto por um motivo qualquer, o que você faria? Provavelmente, desviaria o olhar e procuraria uma coluna mais agradável, onde fosse possível encontrar palavras de alento e conforto, um incentivo a felicidade alheia. Por que é tão difícil respeitar e sentir a tristeza? Há dignidade maior do que viver esse sentimento tal como os outros, deixando que flua até a última gota? Não sei respeitar a alegria sem fazer o mesmo com a tristeza. Quando dói em mim, eu deixo.

Andava pensando em escrever sobre esse assunto, mas fiquei receoso quanto a reação dos leitores em relação ao tema, que pode parecer melancólico. Foi quando sintonizei em um domingo à noite a entrevista da fantástica Marília Gabriela com a sempre afinada e deslumbrante Vanessa da Mata. No bate papo, a cantora revelou que não consegue cantar somente a felicidade da vida, omitindo os dramas que também povoam o cotidiano das pessoas e fazem parte do dia a dia de todos. A artista é a autenticidade em pessoa! Assume os cabelos, a raiz, os sentimentos. Eu também. Quando sangra em mim, eu deixo.

A maioria das pessoas carrega nas costas a responsabilidade de ser feliz o tempo todo, de gargalhar o dia inteiro, de disfarçar que está péssima com o fim do relacionamento, de esconder que gostaria de dormir até o Natal chegar. E isso tudo por que? Porque quase ninguém respeita a tristeza de um amigo. Este é evitado e, quando acolhido, é recebido com o mesmo discurso de sempre: “Deixa essa tristeza de lado! Coloca um sorriso nesse rosto lindo”. E se ele não quiser sorrir agora? E se preferir ficar em casa, curtindo a fossa, deixando escorrer pelo rosto o que não cabe mais dentro? Merece ser demonizado por isso? Eu sou assim. Quando lateja em mim, eu deixo.

Benditos sejam aqueles que respeitam a tristeza alheia, que não obrigam um amigo a interpretar a felicidade para ser aceito, que compreendem a dor do namorado e aceitam a ausência, que sentem-se bem em acolher quem está mal. Benditos sejam todos que toleram as lágrimas de quem se ama, que sentam-se ao lado de um amigo no sofá e dizem tudo através do olhar. Concordo com um escritor não identificado, que filosofou: “Não sei como dói em você, mas por saber como dói a minha dor, imagino: de tão abstrata, incomoda fisicamente, de tão ignorada ela se humaniza. Do que eram laços, certezas, sobram apenas as mãos entrelaçadas, sem ter onde segurar”. Quando lacrimeja em mim, eu deixo.

Que fique claro que esta crônica não é um hino à tristeza. Eu sei que ela não faz bem à saúde, mas, como bem escreveu Martha Medeiros, “a introspecção é um recuo providencial, pois é quando silenciamos que melhor conversamos com nossos botões. E dessa conversa sai luz, lições, sinais, e a tristeza acaba saindo também, dando espaço para uma alegria nova e revitalizada. Triste é não sentir nada”. Fica, então, um pedido de amigo: respeitem a tristeza do outro. Mais ainda, respeitem a própria tristeza. Prefiro uma tristeza sincera e honesta a uma felicidade falsa e aparente. Triste mesmo é o vazio de dentro.

6 comentários:

  1. ''Triste mesmo é o vazio de dentro. ''
    falou tudo, adoro suas cronicas, sempre se expressam por mim, que sou meio inexpressiva.
    e de vez em quando é bom ficar triste, quem sabe pra dar mais valor pra um sorriso sincero né ;*

    ResponderExcluir
  2. OLHA AMIGO, EU NÃO GOSTO DE VER NIGUÉM TRISTE PQ A DOR DE QUEM EU AMO, SANGRA E ME FERE POR DENTRO.SOU PASSIONAL DEMAIS E POR SER ASSIM SANGRO COM QUEM AMO,MAS AMEI SUA CRÔNICA PQ NOS TIRA A OBRIGAÇÃO DE SORRIR SEMPRE,É UMA RESPONSABILIDADE SORRIR QUANDO SE QUER CHORAR, GRITAR...HJ JÁ NÃO ME IMPORTO MAIS COM ISSO, SE QUERO CHORAR, SAIA DE PERTO, PQ VOU CHORAR!OBRIGADA FELIPE PELAS LINDAS REFLEXÕES, SÃO PROFUNDAMENTE LINDAS!
    GRAZZIELA BAGALHO.

    ResponderExcluir
  3. "Prefiro uma Tristeza sincera e honesta a uma felicidade falsa e aparente."
    caraca, como eu te disse antes de ler a crônica .. sempre acho algo que preciso "ouvir" aqui ! :O essa realmente foi a melhor dos ultimos tempos ! sempre excelente mas conseguiu mais uma vez se superar ! .. quem as vezes nao prefere ficar em casa pra pensar e refletir a sair pra "farra" ? as vezes é bom pra ficarmos mais fortes e como a carla disse ae, dar valor a um sorriso sincero ! ^^ aquele abraço irmão ! o/

    ResponderExcluir
  4. Obrigado!
    Agradeço por ter vc em minha vida, e agradeço por vc sempre nos presentear com essas lindas e emocionantes crônicas!! te amo amigo
    ameeei s2

    ResponderExcluir
  5. Triste mesmo é o vazio de dentro.
    As vezes me pego chorando, e tento prender esse sentimento! mais hoje aprendi que isso é egoismo e comigo mesma!
    Amigo muito abrigada pelas palvaras!

    Te Amo e vc é explendido!

    ResponderExcluir
  6. nossa...
    uma cronica meio pesada de ser lida....
    mas axei tb uma forma mto diferente de estar vendo a tristeza....
    tb axo que pessoas q criam uma falsa alegria são na verdade pessoas mais tristes do que aqueles q simplismente deixam essa fase de tristeza passar....
    parabens pela forma de aobrdagem realmente brilhante vc é genial....
    bjos...
    ^^

    ResponderExcluir