domingo, 29 de novembro de 2009

Bola em campo

Por favor, guardem as pedras. Sei que o futebol é uma das grandes paixões do povo brasileiro, entretanto, sempre vi a devoção excessiva ao esporte como um grande caminho para a alienação – como qualquer falta de limite. Para muitos torcedores, o time de coração representa um brasão, um nome a ser zelado. Me perdoem, mas acho esse exagero uma grande perda de tempo; se faz de tudo por muito pouco.

Porém, há um aspecto que admiro dentro dos gramados: dificilmente os jogadores desistem de uma partida enquanto a bola ainda está em campo. O jogo pode estar difícil e as chances de vitória serem mínimas, mesmo assim, os atletas disputam na raça até o fim. Como resultado, muitas vezes eles obtêm um placar muito melhor do que o esperado. Nós também seríamos mais vencedores se não desistíssemos de nossos objetivos antes do apito final.

Vivemos constantemente em uma partida, driblando outros candidatos àquela vaga de emprego, chutando pra escanteio amores que não nos fazem bem, fazendo falta em pessoas que nos amam e fitando os problemas, mandando-os para o espaço com um belo pênalti.

Acontece que muitas vezes desistimos antes do jogo chegar ao fim, o que acaba fazendo com que a gente não tenha direito nem a prorrogação. Deixamos de aproveitar o tempo que nos resta e acabamos desperdiçando valiosos minutos de nossos dias. No gramado da vida cada minuto pode ser decisivo.

Enquanto o cronômetro estiver rolando, o estudante que está com notas baixas ainda pode se recuperar, a moça que passa por um problema ainda pode superá-lo, o jovem envolvido com drogas ainda pode vencê-las, a mulher que está em depressão ainda pode se curar. Quase sempre nossas desistências desacertadas tiram de nós a sensação de gritar “gol” e nos arrancam a euforia daquele momento, transformando o que poderia ser festa em um verdadeiro marasmo. Desistir antes da hora é muita perda de vida.

Os gramados por aí estão cheio de ótimos jogadores e, pra piorar, de vez em quando topamos com alguns juízes que não vão muito com a nossa cara. Sempre somos capazes de virar o jogo e, como todo mundo sabe, de virada é mais gostoso. Enquanto a partida ainda estiver acontecendo, enquanto a bola ainda estiver em campo, só não vale perder pra si mesmo.

7 comentários:

  1. Nós também seríamos mais vencedores se não desistíssemos de nossos objetivos antes do apito final.

    Quase sempre nossas desistências desacertadas tiram de nós a sensação de gritar “gol”

    ;/
    desistir sem nem tntar ou tentar e msm assim desistir é a pior parte de perder !
    eu to meio perdido !

    obrg por ser meu amigo e me aturar as 10 da noite em pleno domingo !
    uaehauehueHe ..

    ficou simplesmente impecavel
    e cara, nao sei como consegue mas a cada crônica eu me vejo mais involvido dentre as palavras ! (Y)
    aquele abraço brother ! ;)
    se cuiida \o.
    e mais uma vez, PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. seria otimo mesmo poder lidar com a nossa vida e nossos objetivos como os jogadores de futbol, com garra e determinação, mas seria melhor ainda se como eles a gente tivessi uma equipe do nosso lado torcendo pra que tudo desse certo. nos seres humanos as vezes desistimos muito rapido por medo, ou fraqueza.

    Enfim otimo texto cunhado muiiito mesmo beijos.

    ResponderExcluir
  3. engraçado que parando pra pensar agora, eu sempre desisto dos meus objetivos, foram poucas as vezes que pude dizer que cheguei ao fim, e que venci ou mesmo perdi, mas cheguei ao fim.
    tenho tentado mudar isso, mas as vezes desistir parece mais fácil do que passar por alguns obstaculos.


    ;*

    saudades!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Realmente se as pessoas levassem um pouquinho dos gramados para a vida, seriam mais felizes. Infelizmente sempre temos a errada ideia de que desistir sendo mais fácil, é melhor. Devemos nos fortificar com nossos pontos fracos, não deixando tudo pra lá quando aparecer o primeiro obstáculo.

    Felippe você como sempre, toca profundamente nos meus pensamentos. Disperta em mim, imensa vontade de estar sempre por aqui te acompanhando :)

    parabéns por mais esse texto .
    ;*

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto. E, assim como o meu Palmeiras do coração, não desisto até o "campeonato da vida" acabar. Hahaha

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. eu fico boba de ver como vc consegue tirar de qlqr coisa, qlqr assunrtto, uma motivação pra escrever.

    ficou realmente perfeita essa!

    'Enquanto o cronômetro estiver rolando, o estudante que está com notas baixas ainda pode se recuperar..'

    eu precisava ler isso!
    haha
    beijo lipee.. arrazou!

    ResponderExcluir