terça-feira, 9 de março de 2010

A vida numa montanha russa

No último fim de semana, fui com algumas pessoas muito queridas a um parque de diversões em São Paulo. Milhares de jovens se aglomeravam nas filas que davam acesso às diversas atrações do Hopi Hari. Eu, já tão acostumado com a adrenalina que é viver dentro de mim, resolvi encarar o desafio de embarcar nos trilhos e curvas alucinantes da montanha russa.

Quando me sentei no carrinho, pensei: “Em que roubada eu fui me meter!”. Aí, já era tarde... Minutos depois, saí avariado do brinquedo, com a sensação de ter ficado horas passando por aquelas guinadas repentinas e mudanças súbitas de altitude. Não sei por que, mas esta experiência inesquecível me lembra muito a vida que levamos diariamente. Estamos todos dentro de uma montanha russa.

Quando conheço uma nova pessoa e inicio com ela qualquer tipo de relação, embarco em um carrinho zerado, que também passará pelas reviravoltas e surpresas que qualquer caminho apresenta. Chacoalhados pelo tempo, nem sempre conseguimos nos manter nos trilhos, fechamos os olhos para não ver o trajeto, desaprendemos a observar o que acontece ao nosso redor.

Um namoro, se o soubermos sentir como tal, também pode ser uma montanha russa cheia de adrenalina e emoções, repleta de altos e baixos, curvas e desencontros, sustos e deslumbramentos. É claro que é muito bacana encarar desafios radicais – não pra mim, é claro –, nos sentir vivos através de experiências novas, entretanto, não me conformo que busquemos isso sempre fora de nós. Muita adrenalina se transforma, cotidianamente, em marasmo, pois nos falta um olhar sensível para percebê-la.

Uma simples tarde com os amigos pode ser tão emocionante quanto a descida da montanha russa, um momento banal entre duas pessoas que se amam pode proporcionar tanta adrenalina e deslumbre quanto uma descida no kaboom, um abraço confortante pode se tornar tão inesquecível quanto um salto de bungee jump.

É perfeitamente normal e saudável que busquemos outras formas de nos sentir vivos e com sangue correndo nas veias, mas isto se torna perigoso demais quando passamos a não perceber que nossa existência pode ser excitante todos os dias. Adrenalina é o que não falta na montanha russa da vida.

3 comentários:

  1. Vivemos em constante adrenalina mesmo amigo.
    igual a saudade que eu sinto de vc, ela acelera tanto meu coração que parece que estou em constante descida de uma MEGA montanha russa.

    te amo d+

    PAPAULA

    ResponderExcluir
  2. quando eu fui no Playcenter pular de Bungee Jump, o rapaz que estava na minha frente falou uma coisa que realmente é verdade "incrivel como somos bobos em pagar pra sentir medo"
    adorei o texto, estou com saudades
    e espero que tenha curtido o Hopi Hari *-*
    beijooos ;*
    (L)

    ResponderExcluir
  3. Na minha montanha-russa parece que estou em um loop constante, ultimamente... hahaha
    Ótimo texto.

    Um beijo

    ResponderExcluir