segunda-feira, 15 de março de 2010

Feliz aniversário

No próximo dia 22 é meu aniversário. Meus documentos me dizem que completarei 20 anos, mas o tempo de vida que tenho, realmente, ninguém sabe. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto.

A frase anterior é mais uma das tantas definições precisas de Mário Quintana, que, devido a atemporalidade de sua obra, morreu mas permanece vivo, possui as duas idades que reconhecia. Geralmente, nós acreditamos que a data do nosso aniversário é a ideal para zerar nossos dias, para recomeçar. No entanto, se tivéssemos um olhar um pouco mais atento, perceberíamos que dá pra nascer de novo todos os dias. Basta desaprender o velho receio de mudar.

Ao contrário do que todos pensam, faço aniversário cada vez que me permito nascer para uma nova ideia ou pensamento, cada vez que avanço a rumo a uma parte de mim que desconheço. Aniversario todos os dias em que vivo minha vida de um jeito diferente, em que não me deixo aprisionar por um tempo que só existe quando é construído por mim. Faço aniversário às segundas e sextas, de vez em quando às quartas e quintas: completo um ano sempre que fecho um ciclo e inicio um outro, ciente de que, o que não foi, não deve atrapalhar o que ainda pode ser.

Meu aniversário é um mistério até pra mim: acontece quando menos espero, mas sempre sinto que evoluí quando este processo se dá. Cada vez que fujo do olhar acostumado que costumamos lançar sobre as pessoas, e descubro nelas algo que é novo e nunca será velho, canto os parabéns para mim. Conhecer um lugar diferente, ser diferente no lugar de sempre, se reapaixonar todos os dias por uma mesma pessoa, surpreender com um torpedo alguém que se ama, caminhar por uma mesma rua e reconhecer nela detalhes antes nunca vistos: todas essas são formas de aniversariar antes do previsto.

Nossos aniversários mais verdadeiros e transformadores acontecem no sigilo, dentro do quarto, apenas na companhia de si próprio. Podem acontecer também dentro de um momento que tempo nenhum apaga, dentro de um abraço que frio nenhum é capaz de congelar. Dentro de nós mesmos.

Acreditar que só existe um dia no ano propício ao recomeço é muita perda de tempo, e, como deveríamos saber, perder tempo é um insulto à vida. Portanto, feliz aniversário para aqueles que têm a coragem de nascer de novo todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário