domingo, 20 de dezembro de 2009

Lista de presentes

Basta dezembro chegar para que Papai Noel apareça e traga em seu saco a necessidade de consumir. O Natal é, todo ano, igual: luzes que só iluminam fora, palavras doces que não modificam nada, desejos insossos que nem são levados a sério. Lista de convidados vasta sobre a mesa, dinheiro a rodo sendo gasto a troco de... ninguém sabe. Época cheia de símbolos, mas vazia de afeto. Quem está nascendo? Ninguém. Quem está morrendo? Nós mesmos.


Sendo assim, na tentativa de que este Natal seja diferente, sugiro algumas alterações nas listas de presentes.


Esqueça o CD que você pensou em comprar para aquele amigo distante. Dê a ele notícias de quanto você o ama. Responda aos e-mails que ele sempre manda, mas que você sempre se esquece de ler, com a desculpa de que anda muito atarefado. Ao irmão camarada que sempre te procura, entregue o afeto esquecido; entregue-se em um abraço sincero. Dê aos amigos, em geral, o presente mais valioso que existe: a coragem de não esconder o que sente.


Você havia pensando em dar aquela roupa linda para o seu parceiro, certo? Tenho uma sugestão melhor. Neste Natal, vista-se dele e permita que perceba o quanto você o quer bem, ainda que discutam de vez em quando. Depois, fique nua: se mostre por inteira, revele a alma, o brilho, os sentimentos, todo o essencial que está guardado dentro de você. Dê-se de presente ao ser amado, permitindo também recebê-lo com festa, inteiro.


Para aquele irmão que você não fala há tantos anos, dê o perdão, a chance de recomeçar, uma oportunidade para que reciclem o passado e transformem-no em um novo presente, abrindo caminhos para que um futuro promissor se revele diante de seus olhos. Para a mãe, a certeza de quanto ela é importante; ao pai, o carinho esquecido na infância.


Inclua-se na lista de presentes e se dê de presente o silêncio, o recolhimento, a reflexão. Aproveite a época para tentar ser mais compassivo consigo próprio, para mergulhar nas profundidades de si mesmo, para se reconciliar com sua parte esquecida. Nasça de novo.


Geralmente, nessa época do ano, as pessoas enchem a boca para dizer “Feliz Natal”, lotam as casas de luzinhas coloridas, transformando tudo por fora mais bonito, mas se esquecendo de iluminar o olhar. As igrejas enchem ainda mais, no entanto, Jesus Cristo quase sempre continua sem um lugar para nascer onde realmente importa: no coração da gente.


O Natal só será realmente “feliz” quando nos ajudar a resgatar a ternura que esquecemos, tornando-a um verdadeiro presente para o ano seguinte. A gente faz demais e sente muito pouco. Fazer é muito barulhento, sentir alimenta, portanto, feliz natal para aqueles que ainda sabem conjugar os verbos que nos modificam por dentro.

4 comentários:

  1. ficou foda !
    e eu concordo com vc, as pessoas se esquecem do que quer dizer o natal, todo mundo só pensa em papai noel e presentes, gastam o que tem e o que não tem, como voce disse, a troco de nada, já que esses presentes materias perdem a graça depois de 5 minutos de uso,

    feliz natal, grande amigo !
    que Deus sempre te ilumine !
    beijosmil ;*
    LL)

    ResponderExcluir
  2. Neste Natal, vista-se dele e permita que perceba o quanto você o quer bem !
    ;)~~

    este natal ja começou a ser especial irmão ..
    por um motivo simples, ..
    vai ser um natal que eu nao vou passar ao "lado" da mulher que tem um significado na minha vida, nos meus objetivos e no meu coração, mas acho que de certo ponto vai valer pra me fazer amadurecer, talvez o tanto que eu precise, talvez o tanto que faça a diferença ou talvez só o tanto que eu precisava até a virada do ano, ..
    mas pelo simples fato deu poder olhar pra trás e ver que todos os anos incriveis que eu passei com ela são mais especiais e inesqueciveis, que aqueles momentos são insubstituiveis na minha mente e no meu coração !

    e claro, tenho que agradecer aos meus amigos por ficarem ao meu lado o ano todo,
    por me darem o apoio, atenção, carinho e paciencia que nao hesitaram em me doar um segundo sequer !
    e você é um amigo que foi peça chave nesse trajeto durante o ano !
    a você irmão, desejo um feliz natal
    e que a vida só lhe traga coisas boas!
    porque é isso que você merece o/~
    =D~

    Se cuida e Parabéns pela Crônica ! *-*

    ResponderExcluir
  3. Adorei Lippe, muito bom mesmo...
    já disse que sou uma grande fã sua ne?
    bjaum grande.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom amigo.
    Sempre escrevendo oq agente precisa ouviir.
    Te amo ♥

    ResponderExcluir