segunda-feira, 13 de julho de 2009

O reino de dentro

Particularmente, não gosto muito de ir ao cinema. Prefiro assistir aos filmes que gosto em algum outro lugar, na companhia apenas de pessoas que me são queridas. Não me sinto à vontade para expor minhas emoções mais íntimas diante da telona e de inúmeros outros desconhecidos, que não compartilham do meu interior (e ele quase sempre fica a mostra nessas ocasiões). No entanto, me rendi e fui com um amigo assistir ao animado e empolgante “A Era do Gelo 3”. Sem dúvidas, é um desenho fantástico e muito bem humorado, mas que também suscita nos mais sensíveis, como eu, infindáveis reflexões.

A trama do longa traz de volta os memoráveis amigos Cid, a preguiça atrapalhada; Diego, o tigre dentes-de-sabre durão; e Manny e Ellie, que aguardam o nascimento de seu minimamute. Os detalhes da animação, muito bem construída, prendem o espectador, no entanto, não foi isso o que mais me chamou a atenção. No filme, o bando é surpreendido pela descoberta de que abaixo da era do gelo ainda vivem os dinossauros, em um reino belíssimo, porém escondido. Me deu um estalo e comecei a pensar no reino que trazemos dentro de nós, nas terras escondidas que ficam debaixo da “casca”. O reino de dentro.

No meu reino de dentro também há dinossauros. Alguns muito ferozes, outros pacatos e quase nenhum adormecido. Consigo enxergar paisagens cinematográficas, águas cristalinas e a sombra das árvores. É nesses recantos interiores que repouso, mas isso só acontece quando consigo enxergá-los. Por descuido, deixo que lamentações sombreiem minhas visões mais belas do que sou. Por medo, quase sempre permito que a plenitude do que mora dentro seja sufocada pelas pressões que vêm de fora. No reino de dentro não vive apenas o que sou; tudo que aconteceu prossegue ressoando, tudo que se foi permanece acontecendo.

Também vislumbro no reino de dentro momentos e pessoas que eu pensava que nem existissem, mágoas que pareciam esquecidas e palavras que eu pensava que não doíam mais. Debaixo da casca, há muito mais do que se pode imaginar, mas os caminhos que conduzem a essas terras internas não são tão acessíveis assim. Para encontrá-los, é preciso mergulhar e conviver mais consigo mesmo, com a nossa parte mais particular e verdadeira. É nesse reino que ficam os caminhos desconhecidos e as emoções encobertas pelo medo de falar. É dentro que moram o perigo e a solução, a pergunta e a resposta, o ser e o estar.
O que não nos contaram é que é no reino de dentro que tudo se realiza, que tudo ganha cor e movimento, que a vida ganha forma e direção, e este não está estampado na estética e beleza vendidas pelas academias e nem no comércio de indivíduos e sentimentos. As pessoas se encantam com as embalagens dos produtos, mas não levam em consideração aquilo que eles contêm, as indicações e contra-indicações. Não é fora que moram o amor e a saudade, o perdão e o arrependimento, a cura e o mal, o sorriso e o abraço. É dentro de nós que vive um universo em permanente construção.

6 comentários:

  1. ia ver a era do gelo 3 no sábado que eu matei curso, mas fiquei com preguiça, HAOIUSHUISA
    acho que tá valendo eu ir ver eim,
    bom, como sempre arrasou, adoooorei !

    beijoca amigo ;*

    ResponderExcluir
  2. eu tenho medo do meu mundo de dentro *-*
    amei o post, to com saudade de você ,*

    ResponderExcluir
  3. "Não é fora que moram o amor e a saudade, o perdão e o arrependimento, a cura e o mal, o sorriso e o abraço. É dentro de nós que vive um universo em permanente construção."

    Disse tudo! P E R F E I T O
    Precisamos aprender mais sobre isso.
    Te amo meu ídolo! s2

    ResponderExcluir
  4. nossa, perfeito o post táh...
    ^^
    tb amei o filme...
    mto lindo³³³
    bjos...
    fica cum Deus...

    ResponderExcluir
  5. como sempre, se superando a cada post mano ! :O~

    realmente você colocou em evidencia a "chave" da questão irmão ! :O~
    e mandou paks³ expressou Muiito bem o nosso "interior" com palavras simples e de entendimento direto \o =D~

    sempre excelente \o
    abração irmão ;)

    ResponderExcluir