domingo, 31 de maio de 2009

Queridos Amigos

Há quase um ano entrava no ar, pela Rede Globo de Televisão, uma minissérie escrita por Maria Adelaide Amaral, chamada “Queridos Amigos” que, sem dúvidas, marcou meu 2008. O enredo girava em torno da história de um grupo de amigos que distaciaram-se da realidade uns dos outros devido aos embates da vida e, depois de um longo tempo, por iniciativa de Léo (Dan Stulbach), se reencontram para resgatar as memórias perdidas e tentar reestabelecer a força da amizade do passado. Repressões da Ditadura Militar, emoções e outros dramas permeavam o núcleo principal da obra, que foi brilhante.

Talvez ninguém esteja entendendo o por que de escrever uma crônica sobre uma ficção exibida pela TV tempos atrás. Transferindo a fantasia para a realidade, penso na relação entre os amigos de hoje em dia. Lembro com saudade de alguns queridos amigos que embarcaram em outro trem e deixaram tão somente a dor da saudade aliada a um gostinho de “quero mais”; aliás, quem não mantém intacta tais lembranças? A amizade tem dessas coisas. Se realmente entendessemos o valor e sacralidade que cercam a palavra AMIGO, muitas rupturas seriam evitadas e muitas dores economizadas.

Um amigo não aceita somente as qualidades do outro; pelo contrário, não se pauta nas virtudes para amar, porque tal atitude é fácil de ser tomada. Um amigo compreende os defeitos e sabe que todo mundo erra e merece a chance de acertar. Um amigo sente a dor do sonho desfeito na hora “H”, passa a limpo os tropeços do passado e ajuda na construção de um presente melhor. Um amigo permite até que a gente pense em voz alta na sua presença, sem limitar ou taxar como ridículas nossas exclamações. A amizade não nos enriquece pelo que ganhamos, mas pelo que um verdadeiro amigo revela a respeito de nós mesmos.

Uma amizade não se quebra facilmente! Sendo verdadeira, não se quebra nunca. O que fascina nessa relação, quando vivida intensamente sem máscaras ou falsidades, é a frase: “Sei tudo sobre você e ainda assim, o amo”. Um verdadeiro amigo não desculpa; perdoa. Não grita; fala. Não ofende; repreende. Não agride; ajuda. Um amigo não aconselha apenas sobre como agir; dá pitaco sobre aquela viagem planejada, ajuda nos preparativos do casamento e empresta o ombro em um momento de necessidade. Sabe aquele amigo que te dá carona de vez em quando? Ele também deve te levar pra conhecer o mundo dele e topar conhecer o seu.

A amizade é uma extensão do amor. Já vi amigos homens que envergonham-se de gritar por aí que entre eles existe amor. Pura tolice! Tenho um grande amigo chamado Thiago Cardoso, que me incentivou a traçar essas linhas, a quem mando um forte abraço. Antigamente, antes de iniciar minhas atividades profissionais, costumavamos caminhar juntos todas as manhãs. Ele, assim como Frank, me ensinou algo: um amigo não caminha apenas pelas lojas. Te acompanha em silêncio na dor, entra na pelada contigo e sai do fracasso ao seu lado. Já recebi grandes conselhos na vida, mas um de Bia, personagem interpretada por Denise Fraga na minissérie citada, ficou guardado e compartilho: “Não é o que você vive que importa, mas o modo como escolhe viver”. Até mais, queridos amigos.

7 comentários:

  1. eu ameei essa miniserie tbm, vc escreve mto mto bem amigo *-*

    guuh

    ResponderExcluir
  2. Como eu sempre digo um grande escritor.Hoje vc me fez chorar com esse texto.Minha amizade e meu amor por vc é eternamente grande.Sei q ando meio sem tempo mais a vida nos da oportunidades muito grandes.Eu agradeço muito a Deus por ter conhecido vc,e ter colocado o em minha vida.Vc tem uma grande importância em minha vida e vc sabe disso.Eu amo vc demais e jamais quero perder vc.
    Bjus Nathy

    ResponderExcluir
  3. ainn... tmb AMEI a minissérie e a fala da Denise Fraga...

    além disso, seu texto ficou maravilhoso e queria te dizer que vc, pra mim, já é esse amigo citado no texto, e tem sido de TOTAL importancia na minha vida... ESSENCIAL!

    te amo!

    ResponderExcluir
  4. Amigoo, pra vc eu bato palma de pé e me ajoelho pra agradecer por vc existiir. Lindo seu texto, muito verdadeiroo. O verdadeiro amigo é aquele que aceita agente do jeito q agente é. Te amo muiiito!E VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIIIR! S2

    ResponderExcluir
  5. agora me bateu uma saudade de algumas pessoas :~

    ResponderExcluir
  6. O que dizer sobre amigos né Felipe?Realmente ultimamente andei me surpreendendo com certas amizades, recebendo apoio de onde menos esperava..Realmente amigo não é aquele que está contigo nos melhores momentos,e nas baladas apenas..Mas tbm aquele que vai saber te dar ombro quando vc precisar,que vai ficar em silêncio quando vc precisar desabafar e aquele que vai te dar puxões de orelhas quando necessário..Parabéns mais uma vez, meu amigo!

    ResponderExcluir
  7. nossa.. como ja disse algumas vezes aqui,
    excelente como sempre !

    mas direto ao ponto ..
    na vida nós temos amigos e colegas ..
    e logo de cara você sempre sente em quem pode confiar e em quem não pode !
    as vezes até nos enganamos .. mas se existem enganos é pra nos ensinar sempre algo novo ..
    e pode ter certeza .. todos os dias aprendemos algo !

    eu particularmente aprendi bastante alguns erros mas hj vejo que aprendi bastante com eles e faço o maximo pra poder não deixar meus amigos passarem pelo que eu passei ..

    se hj tenho a mulher da minha vida ao meu lado,
    se tenho amigos verdadeiros que sei que posso contar a hra que for ..
    pode ter certeza, foi construindo a obra da minha vida que eles apareceram !

    e hj são os bens mais importantes que tenho na vida !

    bom é isso,
    aproveitem o maximo pra sempre dar o seu melhor em tdo que façam ;)
    aprendi com os erros a seguir isso !

    Lippe, ta de parabéns ! ;)
    abração ! o/

    ResponderExcluir