sexta-feira, 19 de junho de 2009

Diferentes ou iguais?

Sempre cresci com algo dentro de mim que insistia em me fazer diferente de todos os outros, que viviam sempre me apontando como o patinho feio ou ainda como o intelectual da turma. Não sei ao certo se, de fato, eu era notado e enquadrado em alguns desses predicados ou se tudo não passava de caraminholas que martelavam dentro da minha cabeça. Sabe aquele sentimento que se destaca dentro da gente e quase nunca conseguimos distinguir se é cria da imaginação ou alguém que enfiou o dedo na azeitona da nossa empada? No fundo, o que é ser diferente?

Ser diferente não significa imitar algo que alguém determinou como tal. Esse não passa de um imitador. Ser diferente é agir com autenticidade. Os diferentes de verdade costumam causar inveja por onde passam, sentimento este que é manifestado através de risadas e deboches, que nem sempre os diferentes suportam e, por esse motivo, acabam desistindo e se juntando à multidão de iguais. Quando morre um diferente, perde-se muito mais do que um ser humano. Perde-se alguém que decide sonhar, amar, viver e não se importar com o preconceito que com certeza sofrerá ao insistir que a vida ainda é bela.

Constantemente, diferentes são confundidos com chatos. Contudo, muito ao contrário, um diferente difícilmente se torna uma pessoa inconveniente, uma vez que conhece como ninguém a arte das palavras e a riqueza do silêncio, quando ele é necessário. Um diferente só é um casualmente comparado a um pentelho por pessoas menos sensíveis ou por aqueles desavisados. Ao taxar um diferente como esclerosado, louco e desprezá-lo de forma preconceituosa, muitos talentos são rechaçados, milhares de vitórias ficam pra depois e dezenas de esperança são mortas. Só um diferente medroso pode chegar a ser chato.

Quando uma pessoa é realmente diferente, ela é capaz de compreender (com cérebro de elefante) o “por quê” seus amigos, familiares, namorados a agridem tanto e censuram suas idéias futuristas. Uma das caractéristicas de um diferente é nunca acostumar-se. Ele vai estar sempre brigando por uma melhora em sua rua, por uma revolta na civilização, por mais amor no mundo, por menos ódio... Sempre correndo atrás das pipas avoadas, que o vento encarregou-se de levar pra bem longe. Sempre atrás dos sonhos, que as dificuldades do dia-a-dia tornam cada vez mais longe suas realizações.

O diferente começa a sofrer bem cedo. Aos poucos, vai crescendo e sofre mais ainda. Entretanto, sabe que a dor é necessária para o amadurecimento e crescimento de cada indivíduo. Mário Quintana adorava “mistificar” pensamentos: “Esses que pensam que existem sinônimos, desconfio que não sabem distinguir as diferentes nuances de uma cor”. A alma dos diferentes esconde brilho e riquezas inestimáveis e poucos são capazes de aventurar-se nessa descoberta. Os diferentes estão por aí: enfermos, paralíticos, machucados, inteligentes demais, emotivos em excesso. Mesmo após essas linhas mal traçadas, aguardo a aparição do sol, que irá iluminar a noite escura, dando algum sentido à caminhada...

6 comentários:

  1. Amoor, que lindo. Incrível o texto, como todos os que você escreve. Me sinto diferente às vezes também, mas sabe de uma coisa? Se somos diferentes, então somos iguais por essas diferenças também.
    Beijão, Dê.

    ResponderExcluir
  2. SER DIFERENTE É NORMAL. OS DIFERENTES COMO NÓS SE RECONHECEM AOS MONTES HOJE EM DIA, ATÉ MESMU POR UM CRUZAR DE OLHARES SINGELOS, SIMPLES, VC OS RECONHECE OU É RECONHECIDO.
    QUE BOM Q ISSU ACONTECE, AOS POUCOS TANTOS DIFERENTES FORMAM UM GRUPO DE NORMAIS, E ASSIM FORMAM NOVOS GRUPOS Q TEM COISAS DIFERENTES EM COMUM, E ASSIM SURGE SEMPRE UM OUTRO TIPO E MODO DE SER DIFERENTE MESMO DENTRO DESSE MESMU GRUPO. HÁ DIFERENÇAS Q NÃO SÃO ACEITAS, MAS QUEM TEM DE NOS LIMITAR E FALAR ISSU PODE OU NÃO, QUERO MAIS É Q ESSE GRUPINHU DE PENSADORES DO POLITCAMENTE CORRETO OU INCORRETO SE ACHEM TÃO IDEALIZADOR DO CERTO Q SE TORNAM DIFERENTES.

    VIAJEI UM POUCO EM CIMA DO TEXTO MAS FOI O Q EU QUIZ DIZER NUMA LINGUAGEM DIFERENTE, A MINHA.


    THYAGO GLADIADOR

    ResponderExcluir
  3. aaaaaaaaai...
    MARAVILHOSO O TEXTO!

    e é por isso q eu te amo tanto... pq vc é DIFERENTE!

    quando eu crescer... quero ser diferente como vc!

    beeeijos

    ResponderExcluir
  4. putz
    DISSE TUDO no texto, AMEEEEI *-*

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto.
    Sua visão do diferente é realmente interessante.
    Um viva para a diversidade!!!

    ResponderExcluir
  6. Amigo não tem palavras pra descrever o quanto eu fico orgulhosa de ser tua amiga e dizer que vc é um excelente escritor.Se há diferença há ser humano.
    E eu me vejo muito nesse texto e vc sabe os motivos né.

    Te amo muitooooooooooo

    Beijos

    Nathy

    ResponderExcluir