domingo, 26 de abril de 2009

As primeiras que a gente não esquece


É estranho como alguns momentos da vida marcam para sempre o solo da existência da gente. Desde um pequeno suspiro até um grito exagerado, são diversas as situações que determinam permanência eterna em nossas memórias. Mas, quem se atreve a discordar da tese de que o que mais marca são “as primeiras”. Ou “os primeiros”. A ordem não altera o resultado dos produtos. A primeira namorada. O primeiro beijo. A primeira chuva de verão. O primeiro sol da primavera.

A primeira balada sozinho, perdido em meio a luzes e pessoas; abandonado a própria sorte, esquecido em si mesmo. O primeiro suspiro daquela paixão bandida, que te pegou desprevenida em uma manhã monótona de segunda-feira, onde não se espera nada de lugar nenhum. O primeiro susto causado por este sentimento... Ah, a primeira lágrima que ele te fez derramar. E também as outras primeiras que, embora tenham vindo depois, doeram tanto que pareciam inéditas, únicas. A primeira saudade, que tornou-se segunda, terceira...

A primeira troca de olhares com aquele amor verdadeiro, nascido aos 45 do segundo tempo em uma balada frenética de sábado a noite. A primeira briga com este amor. A primeira dúvida: “será que é mesmo verdadeiro, pra sempre?”. A primeira decepção com o “pra sempre”. O primeiro contato com o “por enquanto”. A primeira reconciliação. As “primeiras” que vieram em seguida. E a primeira triste constatação de que até os verdadeiros amores encontram, um dia, a linha de chegada. A primeira despedida.

O primeiro porre, tomado por conta da primeira despedida. O primeiro novo amor. A primeira nova namorada. A primeira alegria do gol marcado. O primeiro filho. A primeira palavra pronunciada. O primeiro “eu te amo” ouvido, aquele que, embora escutemos milhares, jamais esqueceremos cada vírgula e ponto pronunciados. A primeira mentira contada aos pais. A primeira descoberta. O primeiro emprego. O primeiro dia de aula. A primeira faculdade. O primeiro amigo, aquele que, por sinal, continua ao teu lado até hoje.

E quantas outras primeiras ainda estão por vir? Outros amores ainda se mostrarão tão fortes e avassaladores que serão similares, quase idênticos, ao primeiro. Cada minuto é o primeiro de uma nova chance de ser feliz. Cada dia é o primeiro e pode também ser o último. Aliás, não sei direito o que mais nos amedronta: se “as primeiras” ou se “as últimas”. No entanto, este assunto é pra outro pensamento. O que vale é a experiência de que a cada manhã temos novas “primeiras” para nos aventurar. Preparados?

16 comentários:

  1. amiigo .. amei o seu blog .. de verdade !
    ficou linda a mensagem sabia !?
    te amo e parabéééns pelo pensamento !

    ResponderExcluir
  2. Queridos leitores, visitantes, amigos...
    Fiquem a vontade para postar comentários!

    ResponderExcluir
  3. Um TALENTO!É isso que vc é amigo. Amei o seu texto, suas palavras são sempre certas, seu pensamento é certo, vc é a pessoa CERTA!
    ótimo cronista, ótima pessoa, e um talento que só cresce e encanta cada um de nós.
    Já te disse isso várias vezes e vou dizer aki tbm pela "1° vez" sou seu fã!

    Um abração e sucesso sempree

    Pedrinho.

    ResponderExcluir
  4. lippee!!! adoreeeeii a mensageeeem vc escrevee muito beeem! adoro ler tudo q vem de vcc!! seu blog ta lindoooo! vou vim aki sempree fazer uma visitinhaaa!!

    te amo amigoooo!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou suspeita de falar.Tudo que vc se propõe a fazer, fazes bem ...Parabéns esta muito lindo. Agradeço a Deus por ter me dado vc de presente, por ser meu filho. Felippe não existe nada sem sacrificios , vc vai ver tudo vai dar certo . Vc é um anjo na minha vida. Continue sempre assim. Te amo muito.Muito sucesso para ti...

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo, perfeito adorei, assim como gostei da primeira cronica sua que li, lembro até hj, falava sobre relacionamentos, nunca + esqueci, até pq a primeira a gente nunca esquece!!! Rsrs... Sucesso pra ti!!! Te amo!!! bjos Tainara Lettieri

    ResponderExcluir
  7. nossa... vou nem falar nada ne... só pq me identifiquei TOTAL com essa cronica...
    mais perfeita das cronicas suas que eu ja li... vc consegue desafiar o impossivel e escrever cada dia melhor... aiai... essa pontinha de inveja é foda... hehe...
    Te adoro menino...

    ResponderExcluir
  8. as vezes me dá uma saudade dessas primeiras vezes, foram bons momentos, e é ótimo poder recordar, e lembrar de cada pessoa, em diferentes situaçoes de primeiras vezes.
    adoooro (L)

    se cuida eim, adorei, tomara que poste aqui sempre pra eu poder ler *_____________*

    ResponderExcluir
  9. Amigo lindo cuti-cuti, amor!
    simplesmene perfeita!!! nada do que escrever aqui vai superar a beleza, a leveza de suas palavras. Vc só tá começando mas já fiz a previsão do seu futuro... sucesso total!!!!!!! te amo acima do mundo e vc sabe disso. bj no coração. Bia Saar

    ah! já add o blog nos meus favoritos...

    ResponderExcluir
  10. Oie Lipe...Então este assunto abordamos ontem , né?Sobre a primeira ou o primeiro nunca nos esquecemos..Verdade...E estou aqui p dizer que sua crônica ficou perfeita como sempre seu talento nato..Nos deixa sempre orgulhosos, orgulhosos pelos seus dizeres, sua sensibilidade e sua clareza em palavras, pontos, virgulas enfim...Continue assim..sempre..

    ResponderExcluir
  11. Seu texto ficou explêndido, como tudo que você faz!
    Amigo você merece todo sucesso existente no mundo,pois seu talento é reconhecido.

    abraço

    ResponderExcluir
  12. e por que falar das crônicas do felippe carotta? porque tem seu momento e tudo na vida passa por ele...
    não vou tecer comentários do que penso sobre essa escrita aqui pois já fiz pessoalmente. ela é a sua marca e ponto.
    escreva sempre e nunca deixe de viajar nas palavras...
    porém, não deixe de escrever depois que descer desse ônibus ou avião, que te leva alto, muito alto. sabe por que? porque o ponto de chegada é verdadeiro e não vive em devaneios. sei que vc sabe disso e, quando cai em si, acaba sofrendo.

    "continue a escrever...continue...continue...
    COM...ti...nu...idade..."

    cada dia é um novo dia pra gente ser feliz...
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Bem a força de se fazer um blog foi dada por mim e a idéia pelo Renam, pq conversando madrugadas a dentro paltamos sobre issu, q as cronicas semanas ja não eram suficientes para conter esse talento, alem do q cronicas em um jornal é limitado não se pode falar de tudo,m não se tem muita liberdade de gritar verdades, de apontar dedos, de ser critico, enfim o pouco espaço dado em um jornal, e não é uma critica ao jornal e sim ao limitar-se, dei a maior força e continuarei dando para q o talento e o dom dado seja usado sempre, as vezes são palavras escritas para preencherem um espaço mas pra quem as leem tem efeito avassalador, e muita das vezes inesperados, pq em meios publicos como o jornal e agora o blog não se sab quem esta lendo e nem ate quem chega e a qual momento. Comentávamos tb q vários acontecimentos durante o dia daria uma cronica, mas onde e qnd posta-la ou exibi-las ou se não o mais importante, onde desabafalas e descarrega-las de dentro de si, e o blog da essa maior liberdade, liberdade total agora, com o limite e sabedoria q vc sab q tem.
    Enfim poderia ficar aki a noite inteira tecendo elogios a esse meu idolo chamado felippe, meu melhor amigo e meu irmão q Deus me deu, mas mesmu assim seriam insuficientes a essa pessoa maravilhosa q eu digo EU TE AMO PRA SEMPRE IRMÃO!!! e não tenhu medo d falar pra sempre aki.
    THIAGO GLADIADOR

    ResponderExcluir
  14. Pergunta difícil essa.. será q estamos preparados? preparados para as novas primeiras? ou para as últimas? e mais uma vez, como sempre, vc nos remete a pensamentos sobre nós mesmos.. pensamentos esses q as vezes são capazes d mudar drásticamente uma vida!!
    e oq dizer a mais pra vc meu caro amigo.. tudo q tenho a dizer já venho dizendo sempre..
    sou seu fã? como diria uma amiga nossa: FATÃO!! rsrs amooo muito suas crônicas.. e não precisa ser nenhum "Walter Mercado" pra saber q seu caminho será d muito sucesso!! Te Amo Para a Eternidade!! bjss... Bradon

    ResponderExcluir
  15. bem legal =)
    vc é um poeta! =)
    abraços

    ResponderExcluir
  16. Gor...estou muito orgulhosa de vc...vc coloca com palavras o "sentir"...e é lindo..
    Amei as crônicas...
    Beijos no seu coração...
    Nayara

    ResponderExcluir